Cuidando os dentes de nossos filhos: prevenir é melhor que remediar

Como nos adultos, a prevenção das cáries em crianças é feita por meio da higiene bucal e de bons hábitos alimentares. A escovação deve ser feita três vezes ao dia, sempre com a supervisão de um adulto. A higienização  mais importante é aquela antes de dormir , porque a saliva deixa de ser produzida durante o sono. A saliva tem um efeito protetor sobre os dentes, pois normaliza e equilibra o pH da boca.

A higiene bucal é um hábito que começa bem cedo. Por volta dos seis meses de idade, o primeiro dentinho começa a nascer. A limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada, três vezes ao dia.  A mãe deve massagear o dente, a gengiva e a bochecha com o dedo indicador para retirar os resíduos de leite e alimentos. Aos poucos, a escovação deve ser introduzida, sempre com o uso de uma escova com cerdas macias. Deve-se usar pouco creme dental, o equivalente a um grão de arroz.

Alimentação

Devemos ter cuidado também com a alimentação de nossas crianças. Por exemplo, beber sucos industrializados a toda hora é um agravante para o surgimento das cáries. Quando a criança se alimenta a toda hora, o pH da placa bacteriana mantém-se ácido por mais tempo. Isso favorece a desmineralização dos dentes e, consequentemente, o desenvolvimento das cáries. Ou seja,  que a criança pode comer de tudo, mas na hora certa. Doces, bolachas e chocolates não estão proibidos, mas devem ser consumidos como sobremesa, e não ao longo do dia. Os sucos, que toda criança gosta, também devem ser servidos durante as refeições.

Ao contrário do que se pensa, as balas e doces não são os únicos vilões. As bactérias que causam a cárie metabolizam principalmente restos de alimentos ricos em carboidratos, que incluem doces, pães, salgadinhos e bolachas..

Cuidar da alimentação dos filhos, não deixar que eles belisquem a toda hora e ter o hábito de limpar os dentinhos após as refeições são ótimas atitudes para garantir aquele sorriso bonito e saudável.

Visita ao dentista

O acompanhamento profissional é de fundamental importância a fim de manter uma ótima condição de saúde bucal em nossas crianças.  Ao visitar o dentista a cada 6 meses, a criança forma um vínculo e adquire  confiança  e motivação para colocar em prática os ensinamentos do consultório ,  podendo assim crescer saudável e feliz!